top of page
Tablet

PUBLICAÇÕES

28 de outubro de 2021

Nunca esqueça quem é o seu paciente!

Alexander de Quadros - Foto_edited.jpg

Bruno Rollemberg Pereira

Muitos Enfermeiros e Enfermeiras querem abrir um negócio e desenvolver uma empresa e ter a liberdade de gerenciar sua clínica ou consultório! Isso é ótimo, mas existe algo super importante que precisa ser lembrado. Nunca esqueça que o seu paciente que está entrando dentro da sua clínica ou consultório é um consumidor de produtos e/ou serviços e você é um fornecedor. Portanto, esta relação está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor e necessita ter um olhar com um maior cuidado pelos empresários da Enfermagem.

Não se engane quando falamos desta relação de consumo, pois ela não se inicia quando o seu cliente fecha um contrato de prestação de serviços com você e sim quando ele começa a ver suas publicações nas redes sociais.

Esta relação pode ficar complicada, por exemplo, se o profissional começa a realizar postagens que induzem o consumidor que o tratamento a ser realizado tem a promessa da certeza.

O que é isso?

Quando o consumidor olha uma modificação realizada no antes e depois, que é um belo exemplo, ele vai ter o desejo naquele processo que a outra pessoa passou e querer passar também por aquele processo. Isso acontece em todos os ramos. Você já viu uma imagem de uma viagem e se imaginou naquele local, com o mesmo tempo e a mesma forma que as pessoas estão na foto?

Tenha cuidado sempre ao realizar uma postagem informar que cada paciente é único e o resultado depende de diversos fatores, inclusive do seu cliente seguir as suas orientações pós procedimentos.

Incrível como um cuidado antes mesmo do paciente entrar na sua clínica pode te ajudar na prevenção de problemas. O consumidor tem o Código de Defesa do Consumidor, como um regulador desta relação, para trazer não um benefício, mas sim uma forma de igualar a relação de consumo.

Nunca se esqueça, o teu paciente é um consumidor e ele possui deveres sim perante a relação que estará travando com você, mas também detém diversos direitos que você como prestador de serviços tem a obrigação de saber.

Bruno Rollemberg Pereira

  • Advogado e Enfermeiro

  • Especialista em Direito Médico

  • Pós Graduado em Direito da saúde

1360x385_Feridas2024-1.png
bottom of page